104 FM - A mais legal!

Jornal 104FM

Deputados e Senadores são empossados hoje


Nesta sexta-feira, 1°, 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos. E entre os novos integrantes está Rodrigo Pacheco – o primeiro passense a ocupar uma cadeira na Casa. A cerimônia de posse ocorre antes das reuniões em que será eleito o novo presidente da Casa. No total, são três reuniões, chamadas de preparatórias. A primeira delas, destinada à posse, está marcada para as 15h. Neste ano, a renovação marca o início da nova legislatura.
Dos 54 senadores que tomarão posse (dois por Estado), 46 não estavam no Senado no ano anterior, uma renovação histórica, de cerca de 85%. Apesar do número de senadores, a sessão de posse deve ser rápida, já que não haverá discursos dos parlamentares. O único a falar deve ser o senador que presidirá a cerimônia.
Pelas regras regimentais, esse papel caberá a Davi Alcolumbre (DEM-AP), único integrante da mesa diretora da legislatura anterior que continua no mandato, iniciado em 2015. Se ele não estiver presente, quem preside é o senador mais idoso, no caso, o senador José Maranhão (MDB-PB).
A posse é conjunta, mas o juramento é individual e os senadores são chamados por ordem de criação dos Estados. Apenas o primeiro senador pronuncia o juramento. Depois, todos os outros senadores, quando chamados, dirão “assim o prometo”.
De acordo com o coordenador-geral da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado, Cefas Siqueira, 2.710 pessoas foram convidadas.
Por fim, vale ressaltar também, que hoje (01), os Deputados Estaduais e Federais tomarão posse. Entre eles está o Deputado Emidinho Madeira que, pela primeira vez, assume o cargo de Deputado Federal.

Fonte: Portal Onda Sul