104 FM - A mais legal!

Jornal 104FM

Estados Unidos anunciam saída da Unesco nesta quinta


Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira (12), a decisão de se retirar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), alegando "preconceito contra Israel", segundo um comunicado oficial. O país vai permanecer como membro da entidade somente até o final do ano.
Washington estabelecerá uma "missão de observação" nesta agência da ONU com sede em Paris, substituindo sua representação como membro, disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou "lamentar profundamente" a decisão dos Estados Unidos. “No momento em que a luta contra o extremismo violento exige um renovado investimento na educação, no diálogo entre as culturas para evitar o ódio, é profundamente lamentável que os Estados Unidos se retirem da agência das Nações Unidas que lidera essas questões”, disse Irina em comunicado oficial.
"A universalidade é essencial para a missão da Unesco de construir a paz e a segurança internacionais em face do ódio e da violência através da defesa dos direitos humanos e da dignidade humana", afirmou, ainda.
As contribuições em dinheiro dos Estados Unidos para a Unesco já haviam sido reduzidas em 2011, uma forma de protesto contra a decisão de permitir o ingresso dos palestinos na entidade.  

Fonte: G1 Notícias